Por um paisagismo popular: reflexões para a pesquisa, a práxis e o ensino de arquitetura da paisagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2025.233411Palavras-chave:
paisagem, espaços opacos, paisagem popular, paisagismo crítico e popular, pesquisa e ensino de paisagismoResumo
A atual fase de aquecimento global, provocada pelos padrões de produção hegemônicos, agrava desigualdades. As questões tratadas neste artigo envolvem a relevância das paisagens, do pensamento-paisagem (Berque, 2023), dos espaços opacos (Santos, 1996; 2000) e das paisagens populares para a formulação de uma nova perspectiva para a arquitetura da paisagem que denominamos “paisagismo crítico e popular”. Este trabalho é resultado de décadas de experiência profissional, de pesquisa e ensino-extensão das autoras e do autor em territórios populares, onde foram empregados vários procedimentos de método tendo em comum sempre a imersão de campo. Os resultados coletivos dos trabalhos em paisagens populares demonstram a pertinência dos procedimentos dialógicos para a construção processual de saberes novos, contribuindo para a qualificação de paisagens, para a cidadania e para a renovação do ensino valorizando a extensão.
Downloads
Referências
ABNETT, Kate; WITHERS, Alison. Mundo bate recorde de calor pelo 13º mês seguido. UOL, Bruxelas, 8 jul. 2024. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/reuters/2024/07/08/2024-pode-ser-ano-mais-quente-ja-registrado-no-planeta-dizem-cientistas.htm. Acesso em: 17 jul. 2024.
ACSELRAD, Henri. Justiça ambiental e construção social do risco. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 5, p. 49-60, 2002.
AZEVEDO, Giselle; RHEINGANTZ, Paulo Afonso, TÂNGARI, Vera (org.). O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro: Rio Books, 2017.
BERQUE, Augustin. O pensamento-paisagem. São Paulo: Edusp, 2023.
HABERMAS, Jürgen. The theory of communicative action. v. 2. Boston: Beacon Press, 1987.
HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo y religión. Barcelona: Paidós, 2006.
HORKHEIMER, Max. Teoria tradicional e teoria crítica. In: BENJAMIN, Walter et al. Textos escolhidos. São Paulo: Abril, 1975. p. 125-162.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976.
GUEDON, Philippe; JATOBÁ, Ícaro. Entrevista de Cecília Maria de Moraes Machado Angileli. Mosaico, [s. l.], v. 10, n. 16, p. 1-9, 2019.
MAGNOLI, Miranda. Espaços livres e urbanização: uma introdução a aspectos da paisagem metropolitana. 1982. Tese (Livre Docência em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.
QUEIROGA, Eugenio. A megalópole e a praça: o espaço entre a razão de dominação e a razão comunicativa. 2001. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
QUEIROGA, Eugenio. Por um paisagismo crítico: uma leitura sobre a contribuição de Miranda Magnoli para a ampliação do corpus disciplinar do paisagismo. Paisagem e Ambiente, São Paulo, Brasil, n. 21, p. 55-63, 2006.
QUEIROGA, Eugenio. Dimensões públicas do espaço contemporâneo: resistências e transformações de teritórios, paisagens e lugares urbanos brasileiros. 2012. Tese (Livre Docência em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SILVA, Armando. As categorias como fundamentos do conhecimento geográfico. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia. O espaço interdisciplinar. São Paulo: Nobel, 1986. p. 25-37.
SIMMEL, Georg. Filosofia da paisagem. In: SERRÃO, Adriana. Filosofia da paisagem: uma antologia. 2. ed. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013. p. 42-51.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eugenio Fernandes Queiroga, Ana Cecília Mattei de Arruda Campos, Daniela das Neves Alvarenga, Isabela Sollero Lemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

A revista Paisagem e Ambiente: ensaios tem licença Creative Commons
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência.