Por um paisagismo popular: reflexões para a pesquisa, a práxis e o ensino de arquitetura da paisagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2025.233411

Palavras-chave:

paisagem, espaços opacos, paisagem popular, paisagismo crítico e popular, pesquisa e ensino de paisagismo

Resumo

A atual fase de aquecimento global, provocada pelos padrões de produção hegemônicos, agrava desigualdades. As questões tratadas neste artigo envolvem a relevância das paisagens, do pensamento-paisagem (Berque, 2023), dos espaços opacos (Santos, 1996; 2000) e das paisagens populares para a formulação de uma nova perspectiva para a arquitetura da paisagem que denominamos “paisagismo crítico e popular”. Este trabalho é resultado de décadas de experiência profissional, de pesquisa e ensino-extensão das autoras e do autor em territórios populares, onde foram empregados vários procedimentos de método tendo em comum sempre a imersão de campo. Os resultados coletivos dos trabalhos em paisagens populares demonstram a pertinência dos procedimentos dialógicos para a construção processual de saberes novos, contribuindo para a qualificação de paisagens, para a cidadania e para a renovação do ensino valorizando a extensão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eugenio Fernandes Queiroga, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Professor Titular na Área de Paisagem e Ambiente da FAU-USP. Arquiteto e Urbanista (1986), Mestre (1994), Doutor (2002) e Livre Docente (2012) pela FAU-USP.

  • Ana Cecília Mattei de Arruda Campos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Professora Doutora da FAU-PUC-Campinas, Pós-doutoranda na FAU-USP, Coordenadora do Lab QUAPÁ - FAU-USP, Coordenadora da Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL, arquiteta e urbanista (1988) e doutora (2008) pela FAU-USP.

  • Daniela das Neves Alvarenga, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Pesquisadora do Lab QUAPÁ - FAU-USP. Doutoranda FAU-USP, arquiteta e urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP (2018).

  • Isabela Sollero Lemos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Pesquisadora do Lab QUAPÁ da FAU-USP,  Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-2009), mestra em Desenho Urbano pela Universitat de Barcelona (UB-2011), Doutora pela FAU-USP (2024).

Referências

ABNETT, Kate; WITHERS, Alison. Mundo bate recorde de calor pelo 13º mês seguido. UOL, Bruxelas, 8 jul. 2024. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/reuters/2024/07/08/2024-pode-ser-ano-mais-quente-ja-registrado-no-planeta-dizem-cientistas.htm. Acesso em: 17 jul. 2024.

ACSELRAD, Henri. Justiça ambiental e construção social do risco. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 5, p. 49-60, 2002.

AZEVEDO, Giselle; RHEINGANTZ, Paulo Afonso, TÂNGARI, Vera (org.). O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro: Rio Books, 2017.

BERQUE, Augustin. O pensamento-paisagem. São Paulo: Edusp, 2023.

HABERMAS, Jürgen. The theory of communicative action. v. 2. Boston: Beacon Press, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo y religión. Barcelona: Paidós, 2006.

HORKHEIMER, Max. Teoria tradicional e teoria crítica. In: BENJAMIN, Walter et al. Textos escolhidos. São Paulo: Abril, 1975. p. 125-162.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976.

GUEDON, Philippe; JATOBÁ, Ícaro. Entrevista de Cecília Maria de Moraes Machado Angileli. Mosaico, [s. l.], v. 10, n. 16, p. 1-9, 2019.

MAGNOLI, Miranda. Espaços livres e urbanização: uma introdução a aspectos da paisagem metropolitana. 1982. Tese (Livre Docência em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.

QUEIROGA, Eugenio. A megalópole e a praça: o espaço entre a razão de dominação e a razão comunicativa. 2001. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

QUEIROGA, Eugenio. Por um paisagismo crítico: uma leitura sobre a contribuição de Miranda Magnoli para a ampliação do corpus disciplinar do paisagismo. Paisagem e Ambiente, São Paulo, Brasil, n. 21, p. 55-63, 2006.

QUEIROGA, Eugenio. Dimensões públicas do espaço contemporâneo: resistências e transformações de teritórios, paisagens e lugares urbanos brasileiros. 2012. Tese (Livre Docência em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SILVA, Armando. As categorias como fundamentos do conhecimento geográfico. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia. O espaço interdisciplinar. São Paulo: Nobel, 1986. p. 25-37.

SIMMEL, Georg. Filosofia da paisagem. In: SERRÃO, Adriana. Filosofia da paisagem: uma antologia. 2. ed. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013. p. 42-51.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Queiroga, E. F., Campos, A. C. M. de A., Alvarenga, D. das N., & Lemos, I. S. (2025). Por um paisagismo popular: reflexões para a pesquisa, a práxis e o ensino de arquitetura da paisagem. Paisagem E Ambiente, 36(55), e233411. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2025.233411