Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p89-98Palavras-chave:
Processo participativo. Experiência didática. Ensino de paisagismo.Resumo
A participação da população na construção do espaço urbano é um direito inalienável da cidadania pelo qual também se mede o grau de democracia em uma sociedade. Garantida por leis e desejada pelos cidadãos, essas novas dinâmicas provocam mudanças nos processos de produção do espaço, demandando por sua vez novas posturas profissionais mais dialógicas e abertas ao novo e ao imprevisível. Essas novas realidades afetam diretamente a formação desse novo arquiteto, que, para além da sua capacitação técnica, deverá compreender e responder às dinâmicas sócio-culturais de uma forma diferente, que incorpore a perspectiva da troca de saberes e longe de uma abordagem assistencialista ou demagógica. Esse texto traz o relato e discussão de uma experiência levada a efeito na disciplina optativa AUP 657 - Sistema de Espaços Livres, do Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente da FAUUSP, em 2004 e conduzida pelosseus autores.
Downloads
Downloads
Publicado
2007-12-31
Edição
Seção
ENEPEA
Licença
A revista Paisagem e Ambiente: ensaios tem licença Creative Commons
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência.
Como Citar
Lima, C., Queiroga, E. F., & Gonçalves, P. C. (2007). Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo. Paisagem E Ambiente, 24, 89-98. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p89-98