Desdobrando paisagens ao som da 'concertina'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2023.223717

Palavras-chave:

Paisagem, Experiência sensível, Livro-concertina, Educação paisagística

Resumo

A partir da proposição de que a noção de paisagem se constrói na experiência sensível que articula pensamento e sentimento para a constituição de uma consciência, este texto apresenta e discute o livro-concertina Pensar paisagem como ferramenta de educação paisagística que estimula uma sensibilidade e abertura para a experiência sensível de paisagem. A primeira parte do texto discorre sobre o fenômeno da experiência sensível do ponto de vista teórico e filosófico e a segunda parte apresenta o livro-concertina como um caminho lúdico e criativo para desdobrar a noção de paisagem a partir do sujeito da experiência. Com estímulo à imaginação, o livro-concertina explora o sentimento e o pensamento que são indissociáveis no sujeito em sua estrutura de apreensão do mundo como paisagem, mostrando que eles atuam na constituição da consciência capaz de despertar para uma cidadania paisagística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mirela Carina Rêgo Duarte, Universidade Federal de Pernambuco

    Professora Assistente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisadora do Laboratório da Paisagem . É Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), Mestra em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na área de concentração Paisagem e Ambiente pela Universidade de São Paulo (USP). Como professora da graduação, ensina Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, com ênfase no paisagismo, na requalificação paisagística e na maquete como ferramenta didática do projeto. Como pesquisadora do Laboratório da Paisagem, integra pesquisas sobre paisagem e jardim. É membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), membro do grupo de pesquisa do CNPq Pensar Paisagem e co-organizadora e co-autora do livro Pensar Paisagem (2020) e da sua versão em inglês The thinking landscape (2020).

  • Luisa Acioli dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

    Professora dos cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores das universidades do Grupo Ser Educacional e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco no convênio Recife Cidade Parque firmado com a Prefeitura do Recife. Colaboradora do Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (2016) com formação complementar pela Université Catholique de Louvain LOCI Bruxelles na Bélgica como bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras do CNPq (2015). Em sua produção acadêmica tem atuado principalmente nos seguintes temas: espaços livres públicos, paisagem, projeto de paisagem, sistema de parques e projeto de arquitetura e urbanismo. É membro do grupo de pesquisa do CNPq Pensar Paisagem, co-organizadora e co-autora dos livros Pensar Paisagem (2020) e sua versão em inglês, The thinking landscape (2020).

Referências

ALVES, Rubem. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, 1986.

BERQUE, Augustin. El pensamiento paisajero. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 2009.

BERQUE, Augustin. Paisagem, meio e história. In: BERQUE, Augustin (org.). Cinco propostas para uma teoria de paisagem. São Paulo: FAU/USP, 2012. p. 31-42.

BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

BESSE, Jean-Marc. Il paesaggio dei beni comuni: luoghi, pratiche, concetti. In: PANZINI, Franco (ed.). Prati urbani: I prati coletivi nel paesaggio della città. Treviso: Fondazione Benetton Studi Ricerche, 2018. p. 64-76.

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Editora Oficina Raquel, 2013.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

PALLASMAA, Juhani. Essências. São Paulo: Gustavo Gili, 2018.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SERRÃO, Adriana Veríssimo. Filosofia da paisagem: estudos. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

SIMMEL, Georg. A ponte e a porta. Política e Trabalho. Revista de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, n. 12, p. 10-14, 1996. Disponível em: http://www.oocities.org/collegepark/library/8429/index12.html. Acesso em: 18 mar. 2024.

WOLLNEY, Philippe. Dobra. Goiana: Porta Aberta, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-09

Como Citar

Duarte, M. C. R., & Santos, L. A. dos. (2023). Desdobrando paisagens ao som da ’concertina’. Paisagem E Ambiente, 34(52), e223717. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2023.223717