Resiliência em Jovens LGB: Uma Revisão Sistemática de Mecanismos de Proteção
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272766201709Resumo
Considerando as disparidades observadas em diversos indicadores de ajustamentoentre jovens lésbicas,gay e bissexuais (LGB) e jovens heterossexuais, revelou-se importante de identificar os mecanismos que promovem a resiliência das minorias sexuais. Por meio de uma revisão sistemática, procurou-se responder à questão: quais são os mecanismos de proteção perante a homofobia junto dos jovens LGB? Das 147referências localizadas na pesquisa sistemática, 13 estudos foram analisados. Os mecanismos de proteção identificados foram organizados de acordo com dois critérios: especificidade (serem gerais ou específicos à orientação sexual) e nível (pessoais, relacionaisou contextuais). Os resultados demonstram que a maioria destes mecanismos são unicamentepromotores do ajustamento positivo na presença do risco. Os mecanismos gerais revelaram-se mais frequentemente compensatórios dos riscos, do que os específicos.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.