Preditores da Conclusão da Graduação: Habilidades Sociais, Saúde Mental, Características Acadêmicas

Autores

  • Alessandra Salina Brandão Instituto de Análise do Comportamento de Bauru
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Sonia Regina Loureiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272766201714

Resumo

Não concluir a graduação no tempo previstopode trazerônus paraas universidades e estudantes,comatraso na inserção no mercado profissional. Objetiva-se identificar variáveis preditoras da conclusão da graduação, considerando habilidades sociais, saúde mental, desempenho acadêmico inicial e características sociodemográficas e acadêmicas.Participaram 287 universitários, de ambos os sexos,das áreas de humanas, exatas e biológicas, os quais responderam aos instrumentos:Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários, Versão reduzida do Inventário de Fobia Social, Inventário de Depressão de Beck e Entrevista Clínica Estruturada - DSM-IV.Foram preditores da conclusão da graduação: sexo feminino, área de humanas e desempenho acadêmico inicial na média ou acima da média. As habilidades sociais e saúde mental diferenciaram os grupos nas análises univariadas. Tais dados sugerem a necessidade de atenção ao desempenho acadêmico nas fases iniciais dos cursos e medidas preventivas para os universitários homens, das áreas de exatas e biológicas.

Downloads

Downloads

Publicado

2017-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Brandão, A. S., Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2017). Preditores da Conclusão da Graduação: Habilidades Sociais, Saúde Mental, Características Acadêmicas . Paidéia (Ribeirão Preto), 27(66), 117-125. https://doi.org/10.1590/1982-43272766201714