Preditores da Conclusão da Graduação: Habilidades Sociais, Saúde Mental, Características Acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272766201714Resumo
Não concluir a graduação no tempo previstopode trazerônus paraas universidades e estudantes,comatraso na inserção no mercado profissional. Objetiva-se identificar variáveis preditoras da conclusão da graduação, considerando habilidades sociais, saúde mental, desempenho acadêmico inicial e características sociodemográficas e acadêmicas.Participaram 287 universitários, de ambos os sexos,das áreas de humanas, exatas e biológicas, os quais responderam aos instrumentos:Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários, Versão reduzida do Inventário de Fobia Social, Inventário de Depressão de Beck e Entrevista Clínica Estruturada - DSM-IV.Foram preditores da conclusão da graduação: sexo feminino, área de humanas e desempenho acadêmico inicial na média ou acima da média. As habilidades sociais e saúde mental diferenciaram os grupos nas análises univariadas. Tais dados sugerem a necessidade de atenção ao desempenho acadêmico nas fases iniciais dos cursos e medidas preventivas para os universitários homens, das áreas de exatas e biológicas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.