Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3118Palavras-chave:
Motivação, Emoções, Estudantes, Objetivos educacionaisResumo
Este estudo teve por objetivo analisar a geração e o uso de estratégias volitivas -controle motivacional e emocional-, com base no perfil motivacional dos alunos, utilizando uma metodologia mista. Dois instrumentos padronizados (CMA y AVSI) foram aplicados em 204 estudantes mexicanos do ensino médio, entre 16 e 18 anos, a fim de identificar seu perfil motivacional e o uso de estratégias volitivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para entender como geram as estratégias volitivas por eles utilizadas. Os resultados mostram que a maioria dos alunos adotou um perfil orientado para objetivos múltiplos, caracterizado por uma maior utilização de estratégias volitivas. Eles também afirmaram que usavam estratégias volitivas principalmente para se concentrar no estudo e ter tempo para realizar outras tarefas. Considera-se necessário desenhar programas que promovam estratégias volitivas e que fortaleçam o comprometimento e esforço sustentado, condições necessárias para atingir os objetivos acadêmicos no ensino médio.
Downloads
Referências
Aguilar-Rivera, M. C. (2016). Perfil motivacional de un grupo de estudiantes universitarios [Motivational profile of a group of university students]. REXE. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 15(28), 93-106. doi:10.21703/rexe.201628931065
Baez-Estradas, M., & Alonso-Tapia, J. (2017). Training strategies for self-regulating motivation and volition: Effect on learning. Anales de Psicología, 33(2), 292-300. doi:10.6018/analesps.33.2.229771
Bernal, A., González-Torres, M. C., & Naval, C. (2015). La educación del carácter. Perspectivas internacionales [Character education. International perspectives]. Participación Educativa, 4(6), 35-45. Retrieved from https://www.unav.edu/documents/8554517/10333393/2015+Ed+Caracter+Perspectiva+edctva.pdf/fb24db6b-9555-40fd-b543-55c934019d5c
Birgili, B., Seggie, F. N., & Kiziltepe, Z. (2019). Investigating the relationship between volitional strategies and academic achievement in a flipped learning environment. Croation Journal of Education: Hrvatski Casopis Za Odgoj I Obrazovanje, 21(1), 345-375. doi:10.15516/cje.v21i1.3006
Corno, L. (1993). The best laid plans: Modern conceptions of volition and educational research. Educational Research, 22(2), 14-22. doi:10.3102/0013189X022002014
Creswell, J. (2014). Research design: Qualitative, quantitative and mixed methods (4th ed). Los Angeles, CA: Sage.
Dios-Pérez, M. J. (2019). Perfiles de estudiantes universitarios y su ajuste a las metodologías de enseñanza [Profiles of university students and their adjustment to teaching methodologies]. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 171-182. doi:10.17060/ijodaep.2019.n1.v1.1404
Ecos-Espino, A., & Manrique-Chávez, Z. (2018). Metas académicas y rendimiento académico en estudiantes universitarios de la ciudad de Abancay [Academic goals and academic performance in university students of the city of Abancay]. Apuntes de Ciencia & Sociedad, 8(1), 33-39. doi:10.18259/acs.2018004
Estevez, I., Rodríguez, S., Valle, A., Regueiro, B., & Piñeiro, I. (2016). Incidencia de las metas académicas del alumnado de secundaria en su gestión motivacional [Incidence of academic targets of secondary school pupils in their motivational management]. Aula Abierta, 44(2), 83-90. doi:10.1016/j.aula.2016.03.001
Ferradás, M. M., Freire, C., Regueiro, B., & Estévez, I. (2017). Perfiles de múltiples metas y autoestima en estudiantes universitarios [Multiple goal profiles and self-esteem in university students]. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, (1), 77-81. doi:10.17979/reipe.2017.0.01.2256
Ferradás, M., Freire, R., Regueiro, B., & Valle, A. (2018). Defensive pessimism, self-esteem and achievement goals: A person-centered approach. Psicothema, 30(1), 53-58. doi:10.7334/psicothema2017.199
Gaeta, M. L., Teruel M. P., & Orejudo, S. (2012). Aspectos motivacionales, volitivos y metacognitivos del aprendizaje autorregulado [Motivational, volitional and metacognitive aspects of self-regulated learning]. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 10(1), 073-094. Retrieved from http://ojs.ual.es/ojs/index.php/EJREP/article/view/1485/1772
Gaeta, M. L., Cavazos, J., Sánchez, A. P., Rosário, P., & Högemann, J. (2015). Propiedades psicométricas de la versión mexicana del Cuestionario para la Evaluación de Metas Académicas (CEMA) [Psychometric properties of the Mexican version of the Academic Goals Questionnaire]. Revista Latinoamericana de Psicología, 47(1), 16-24. doi:10.1016/S0120-0534(15)30002-9
Hayamizu, T., & Weiner, B. (1991). A test of Dweck’s model of achievement goals as related to perceptions of ability. The Journal of Experimental Education, 59(3), 226-234. doi:10.1080/00220973.1991.10806562
McCann, E. J., & García, T. (1999). Maintaining motivation and regulating emotion: Measuring individual differences in academic volitional strategies. Learning and Individual Differences, 11(3), 259-279. doi:10.1016/S1041-6080(99)80003-X
McCann, E. J., & Turner, J. E. (2004). Increasing student learning through volitional control teachers college record. Teachers College Record, 106(9), 1695-1714. Retrieved from http://www.sfu.ca/~jcnesbit/EDUC220/ThinkPaper/MccannTurner2004.pdf
Navas-Martínez, L., Soriano-Llorca, J. A., Holgado-Tello, F. P., & Jover-Mira, I. (2016). Las metas múltiples: Análisis predictivo del rendimiento académico en estudiantes chilenos [Multiple goals: Predictive analysis of academic performance in Chilean students]. Educación XXI, 19(1), 267-285. doi:10.5944/educxx1.14225
Núñez, J. C., & González-Pienda, J. A. (1994). Determinantes del rendimiento académico [Determinants of academic performance]. Oviedo, España: Universidad de Oviedo.
Panadero, E., & Alonso-Tapia, J. (2014). How do students self-regulate? Review of Zimmerman’s cyclical model of self-regulated learning. Annals of Psychology, 30(2), 450-462. doi:10.6018/analesps.30.2.167221
Pintrich, P. R. (2000). Multiple goals, multiple pathways: The role of goal orientation learning and achievement. Journal of Educational Psychology, 92(3), 544-555. doi:10.1037/0022-0663.92.3.544
Pintrich, P. R. (2003). A motivational science perspective on the role of student motivation in learning and teaching context. Journal of Educational Psychology, 95(4), 667-686. doi:10.1037/0022-0663.95.4.667
Rodríguez, S., Piñeiro, I., Regueiro, B., Estévez, I., Valle, A., & Núñez, J. C. (2018). Bienestar emocional de los estudiantes universitarios: El papel de la orientación a metas y las percepciones de control [Emotional well-being of University Students: The role of goal orientation and control perceptions]. Publicaciones 48(1), 173-181. doi:10.30827/publicaciones.v48i1.7324
Ruiz-Esteban, C., Méndez, I., & Díaz-Herrero, A. (2018). Evolución de las metas académicas en función del sexo y la edad y su influencia en el rendimiento académico en adolescentes murcianos [Evolution of academic goals based on gender and age and their influence on academic achievement in adolescents in Murcia]. Educatio Siglo XXI, 36(3), 319-332. doi:10.6018/j/350021
Schunk, D. H. (2012). Teorías del aprendizaje: Una perspectiva educativa [Learning theories: An educational perspective] (L. E. Pineda Ayala & M. E. Ortiz Salinas, Trans.). Ciudad de México, México: Pearson.
Torrano, F., Fuentes, J. L., & Soria, M. (2017). Aprendizaje autorregulado: Estado de la cuestión y retos psicopedagógicos [Self-regulated learning: State of the issue and psycho-pedagogical challenges]. Perfiles Educativos, 39(156), 160-173. Retrieved from: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982017000200160&lng=es&tlng=es
Trujillo, C. A., Naranjo-Toro, M. E., Lomas-Tapia, K. R., & Merlo-Rosas, M. R. (2019). Investigación cualitativa [Qualitative research]. Ibarra, Ecuador: Editorial Universidad Técnica del Norte UTN.
Vergara-Morales, J., Del Valle, M., Díaz, A., Matos, L., & Pérez, M. V. (2019) Perfiles motivacionales relacionados con la satisfacción académica de estudiantes universitarios [Motival profiles related to the academic satisfaction of university studentes]. Annals of Psychology, 35(3), 464-471. doi:10.6018/analesps.35.3.320441
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.