O Método da Pesquisa-Exposição: Acervo, Curadoria e a Montagem das Cenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

métodos de pesquisa - psicologia, documentação, formação de professores

Resumo

As relações entre ciência e arte apresentam potencialidades que não dizem respeito aos contextos investigativos das ciências humanas e sociais. Neste sentido, este estudo teve por objetivo apresentar o método de Pesquisa-Exposição. Essa proposição teórico-metodológica foi desenvolvida como uma proposta inovadora de análise de documentos, principalmente documentos resultantes de pesquisas participantes e/ou outras metodologias participativas. Desenhada a partir da criação de um acervo documental referente a um projeto de formação continuada de professores, a Pesquisa-Exposição é sustentada em três dimensões: a do trabalho com os documentos; a da montagem da cena, em diálogo com a obra de Jacques Rancière; e o lugar do pesquisador-curador. Essas dimensões possibilitam trazer à exposição singularidades, memórias, afetos e processos de subjetivação de assuntos e coletivos, por meio das diversas fontes documentais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bordinhão, K., Valente, L., & Simão, M. S. (2017). Caminhos da memória: Para fazer uma exposição [Paths of memory: To make an exhibition]. Instituto Brasileiro de Museus.

Cellard, A. (2008). A análise documental [Document analysis]. In J. Poupart, J. Deslauriers, L. Groulx, A. Laperrière, R. Mayer, & A. Pires, A pesquisa qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos [Qualitative research: Epistemological and methodological approaches] (A. C. Nasser, Trans., pp. 295-316). Vozes.

Desvallées, A., & Mairesse, F. (2013). Conceitos-chave de museologia [Key-concepts of museology] (B. B. Soares & M. X. Cury, Trans.). Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus.

Freitas, L. C. (2018). A reforma empresarial da educação: Nova direita, velhas ideias [The business reform of education: New right, old ideas]. Expressão Popular.

Ginzburg, C. (2006). O queijo e os vermes: O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição [The cheese and the worms: The cosmos of a sixteenth-century miller] (M. B. Amoroso, Trans.). Companhia de Bolso. (Original work published 1976)

Góes, M. C. R. (2000). A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: Uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade [The microgenetic analysis in the historic-cultural approach: A perspective for the study of the constitution of subjetivity]. Cadernos Cedes, 20(50), 9-25. https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000100002

Le Goff, J. (1990). História e memória [History and memory] (B. Leitão, I. Ferreira, & S. F. Borges, Trans.). Editora da Unicamp.

Marques, A. (2021). Apresentação da versão em português [Presentation of the Portuguese version]. In J. Rancière & A. Jdey, O método da cena [The method of the scene] (A. Marques, Trans., pp. 37-75). Quixote-do.

Marques, A. C. S., & Prado, M. A. M. (2018). O método da igualdade em Jacques Rancière: Entre a política da experiência e a poética do conhecimento [The equalization method in Jacques Rancière: Between the politics of experience and the poetics of knowledge]. Revista Mídia e Cotidiano, 12(3), 7-32. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.27105

Oliveira, S. M. S., Araújo, F. M. L., & Silva, C. D. M. (2021). A prática como lócus de produção de saberes: Vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas [Practice as locus of knowledge production: Teacher’s voices about initial training and everyday school practices]. Educação & Formação, 6(1), e2885. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i16jan/abr.2885

Rancière, J. (1988). A noite dos Proletários: Arquivos do sonho operário [Proletarian nights: The workers' dream in nineteenth-century France] (M. Pedreira, Trans.). Companhia das Letras.

Rancière, J. (2009). The method of equality: An answer to some questions. In G. Rockhill & P. Watts, Jacques Rancière: History, politics, aesthetic (pp. 273-288). Duke University Press.

Rancière, J. (2018). O desentendimento: Política e filosofia [Disagreement: Politics and philosophy] (A. L. Lopes, Trans.). Editora 34. (Original work published 1996)

Rancière, J., & Jdey, A. (2021). O método da cena [The method of the scene] (A. Marques, Trans.). Quixote-do.

Salcedo del Castillo, S. (2021). Arte de expor: Curadoria como expoesis [Art of exhibit: Curatorship as expoesis] (2nd ed.). Nau Editora.

Salvatori, A. P., Gomes, A. H., & Cordeiro, A. F. M. (2022). Pesquisa documental em educação: Contribuições para a formação continuada de professores [Documental research in education: Contributions to the continuous teacher education]. Intersaberes, 17(40), 175-188. https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2281

Silva, F. C. A., Diógenes, E. M. N., & Ferreira, D. B. (2019). Um possível diálogo entre a escola dos annales e a análise de conteúdo em pesquisas históricas [A possible dialogue between the school of the annals & analysis of content in historical research]. Filosofia e Educação, 11(2), 324-341. https://doi.org/10.20396/rfe.v11i2.8655015

Spink, P. (2013). Análise de documentos de domínio público [Analysis of public domain documents]. In M. J. Spink (Org.), Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano [Discursive practices and meaning production in daily life] (pp. 100-126). Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.

Vigotski, L. S. (1991). A formação social da mente [The social formation of mind] (J. Cipolla Neto, L. S. M. Barreto, & S. C. Afeche, Trans., 4th ed.). Martins Fontes. (Original work published 1978)

Vigotski, L. S. (2018). Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia [L. S. Vigotski’s seven lessons about the pedology fundamentals] (Z. Prestes & E. Tunes, Trans.). E-Papers. (Original work published 2001)

Zanella, A. V. (2004). Atividade, significação e constituição do sujeito: Considerações à luz da Psicologia Histórico-Cultural [Activity, meaning and constitution of the subject: Reflections based on Historical-Cultural Psychology]. Psicologia em Estudo, 9(1), 127-135. https://doi.org/10.1590/S1413-73722004000100016

Zanella, A. V. (2013). Perguntar, registrar, escrever: Inquietações metodológicas [Asking, registering, writing: Methodological concerns]. Sulina.

Zonta, G. A., & Zanella, A. V. (2021). Escrita criativa e autoral entre universitários/as: Relações estéticas e bivocalidade [Creative and authorial writing among university students: Aesthetic relations and bivocality]. Psicologia Educacional e Escolar, 25, e226634. https://doi.org/10.1590/2175-35392021226634

Ana Paula Salvatore has a master’s degree in Education from Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Allan Henrique Gomes is a Professor at Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro is a Professor at Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

Thematic Dossier “Methodological Challenges in Psychology: Contributions to Academic Practice and Training”

Como Citar

Salvatori, A. P., Gomes1 , A. H., & Cordeiro, A. F. M. (2024). O Método da Pesquisa-Exposição: Acervo, Curadoria e a Montagem das Cenas. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3322. https://doi.org/10.1590/