Questionário de Adaptação ao Ensino Superior-Remoto: Adaptação e Estudo Psicométrico com Universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

ensino superior, ambiente universitário, estudantes universitários, tecnologia educacional, psicometria

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi adaptar o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior para a modalidade de ensino remoto. Os objetivos específicos foram investigar as suas evidências de validade de conteúdo e baseada na estrutura interna, e as estimativas de fidedignidade. O estudo constituiu-se de três etapas. Na primeira etapa adaptou-se o questionário para o ensino remoto. Na etapa subsequente, o questionário foi avaliado por três juízes e 12 estudantes, cujos resultados evidenciaram a validade de conteúdo. Na última etapa 319 estudantes responderam ao questionário. Identificou-se mediante análise fatorial confirmatória um modelo plausível contendo cinco fatores (Institucional, Social, Estudo, Pessoal-Emocional, Planejamento de Carreira), indicativo de evidência de validade baseada na estrutura interna. Adicionalmente, o questionário apresentou índices adequados de precisão (ω>0,85). As implicações práticas são trazidas e sugere-se a adequação do questionário para a modalidade de ensino híbrido.

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Publicado

2024-05-08

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Ferraz, A. S. ., Inácio, A. L. M. ., Bathaus, J. K. de O. B. ., & Santos, A. A. A. dos . (2024). Questionário de Adaptação ao Ensino Superior-Remoto: Adaptação e Estudo Psicométrico com Universitários. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3307. https://doi.org/10.1590/