Escolarização e representação do trabalho: mitos sem nexo? um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X1991000100005Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar dados relativos à representação de trabalho por estudantes trabalhadores que estudam em curso noturno. Dezesseis estudantes da última série do primeiro grau responderam a um questionário e duas questões relativas ao trabalho foram analisadas. Uma análise qualitativa dos resultados mostrou que há uma tendência nítida em representar o trabalho como condição de sobrevivência. Ademais há um componente de prazer ligado ao trabalho. Fez-se uma discussão dos resultados, considerando o papel da escola, além de ideologia e cultura.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.