Atividades da criança: educação x liberdade x restrições
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X1992000200002Resumo
Este estudo teve por objetivo descrever e analisar o grau de liberdade de ação e escolha permitido pela mãe nas atividades diárias e brincadeiras da criança. Os dados foram obtidos através da análise das respostas de 110 mães a 15 questões do Roteiro Reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha (1979), que investigam as condições oferecidas à criança em termos de movimentação e espaço físico, determinação de atividades e horários, uso da casa, da TV, brincadeiras e brinquedo. Os resultados indicam que as mães procuram dar liberdade a seus filhos, mas também lhes colocam restrições, num padrão próximo ao sugerido pela literatura psicológica, o que não deixa de implicar numa tutela coastante sobre a criança.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.