A relação com o saber, com o aprender e com a escola: uma abordagem em termos de processos epistêmicos

Autores

  • Maria José Braga Viana Fundação Monsenhor Messias; FFCL

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300006

Palavras-chave:

processos epistemológicos, conhecimento, aprendizagem, escola

Resumo

O artigo discute contribuições de Bernard Charlot e Jean-Yves Rochex acerca da relação com o saber, com o aprender e com a escola. Os conceitos constitutivos desse quadro teórico encontram-se embrionários; os autores esboçam uma clara distinção entre informação, conhecimento e defendem que os diversos objetos do aprender implicam em diferentes tipos de atividades do sujeito. O conceito de relação com o saber ocupa lugar central na discussão; a noção de relação é entendida como conjunto de significados e espaço de atividades do sujeito, inscritos num tempo. Mobilização, atividade e sentido emergem como noções centrais da relação com o saber e a problemática da mobilização na escola é trabalhada na perspectiva de distintas formas de relação com o saber e aprender. Estabelece-se uma hipótese de que parte importante das condições de possibilidade de sucesso e mobilização escolares, sobretudo em meios populares, é constituída exterior e anteriormente à experiência escolar; como a produção de significados que se atribui à escola e à escolarização produzida no contexto da história das famílias.

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Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Secção Teórico/Metodológica

Como Citar

Viana, M. J. B. (2002). A relação com o saber, com o aprender e com a escola: uma abordagem em termos de processos epistêmicos . Paidéia (Ribeirão Preto), 12(24), 175-183. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300006