Captura da atenção por estímulos emocionais
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000100006Palavras-chave:
Atenção, emoção, tempo de reação, carga cognitivaResumo
No presente estudo investigamos se estímulos emocionais distrativos são capazes de interferir na realização de tarefas nas quais é exigido um alto engajamento da atenção. Para tanto foi realizado um teste de discriminação de orientação entre duas barras apresentadas bilateralmente na periferia do campo visual (julgamento igual ou diferente). O grau de dificuldade da tarefa dependia da diferença de orientação das mesmas. Simultaneamente era apresentada uma figura central (neutra ou negativa) entre as barras. Foi observado que as figuras negativas interferiram no desempenho dos voluntários mesmo na tarefa mais difícil, que exigia maior engajamento atencional. Além disto, quando o reconhecimento posterior destas figuras era testado, figuras negativas eram mais lembradas do que neutras. Estes dados sugerem que estímulos emocionais são privilegiados na disputa por recursos de atenção. É possível que esse privilégio ocorra devido a relevância destes estímulos, sendo dificilmente ignorados.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.