Evidências de Validade do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade em Amostra Psiquiátrica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272561201510Resumo
Foi desenvolvido no Brasil o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP) para avaliação das características patológicas da personalidade. O presente estudo buscou evidências de validade com base em critério externo, diagnóstico psiquiátrico, das dimensões do IDCP. Examinou-se o perfil no IDCP de 105 pacientes de ambulatório de psicoterapia, previamente diagnosticados com transtornos da personalidade. Comparou-se o perfil no IDCP da amostra clínica com o perfil da amostra normativa não clínica e realizou-se o procedimento de análise de perfis por medidas repetidas visando investigar se o IDCP é capaz de discriminar perfis coerentes para os distintos diagnósticos e em comparação à população geral. Os resultados sugerem evidências de validade com base no critério externo para as dimensões do IDCP, bem como aponta para a utilidade clínica do instrumento.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.