Adaptação e Validação Fatorial da Escala de Atitudes Relativas aos Papéis de Gênero
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272663201602Resumo
As atitudes relativas aos papéis de gênero resultam de um processo de construção social com implicações no modo como se definem os papéis sociais considerados adequados para homens e mulheres. O objetivo deste estudo foi realizar a adaptação e a validação fatorial de uma escala que avalia as atitudes em relação aos papéis de gênero. No estudo participaram 746 estudantes universitários e jovens profissionais. Para validar a estrutura fatorial vários modelos foram testados recorrendo a análises fatoriais exploratórias e confirmatórias. A estrutura fatorial obtida é composta por dois fatores correlacionados: o primeiro refere-se à divisão tradicional dos papéis de gênero e o segundo aponta para uma divisão igualitária dos papéis de gênero. Um estudo preliminar com o instrumento foi efetuado junto de 101 tríades familiares (pai, mãe e jovem adulto com diploma universitário), permitindo evidenciar a importância do instrumento para a avaliação dos papéis de gênero em diferentes gerações.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.