Autocompaixão e Suas Relações com Autoestima, Autoeficácia e Aspectos Sociodemográficos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272664201604Resumo
O presente estudo teve por objetivo investigar as relaçõesentre autocompaixão, autoestima e autoeficácia e diferenças de sexo, idade e de outras variáveis sociodemográficas na autocompaixão. Participaram 432 adultos (50% mulheres), de 24 estados brasileiros, preenchendo dados sociodemográficos e um conjunto de três escalas: autocompaixão, autoestima e autoeficácia. Comparações de médias da autocompaixão por grupos compostos a partir dos dados sociodemográficos permitiram observar maior autocompaixão em: homens, com idade entre 31 e 66 anos, sem uso de medicação psiquiátrica, sem atividade remunerada e com filhos. Os resultados também mostraram que autocompaixão apresenta correlações elevadas com autoeficácia e autoestima. Salienta-se que os resultados são atinentes a esta amostra e que mais estudos precisam ser conduzidos no Brasil sobre autocompaixão.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.