Maturidade Visomotora e Funções Executivas em Escolares
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272664201609Resumo
A maturidade visomotora e as funções executivas estão intimamente relacionadas no processo de desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre habilidades visomotoras e funções executivas em 83 crianças hígidas, de 7 a 10 anos. Os instrumentos utilizados foram Teste Gestáltico Visomotor de Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-GSS), Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST), Matrizes Progressivas de Raven (RPM) e Rey- Osterrieth Figura Complexa Test (ROCF). A correlação entre os escores de B-GSS e WCST foi negativa e significativa (r = 0,23, p < 0,033) e variáveis do ROCF, como Cópia Total e Memória Total apresentaram correlação moderada e significativa com o escore total do B-GSS (r = -0,55, p < 0,001; r = -0,44, p < 0,001, respectivamente). Os resultados evidenciam empiricamente a relação entre funções executivas e maturidade visomotora e são discutidos à luz da neuropsicologia do desenvolvimento.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.