Competência social na formação do psicólogo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X1992000200005Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar dimensões do repertório de competência social de alunos de início e término do curso de Psicologia e verificar se eventuais deficits são acentuados ou superados ao longo da formação acadêmica. Aplicou-se um questionário com 13 situações críticas de interação social em relação às quais o aluno deveria indicar: o grau de incidência da situação em sua experiência, o grau de incomodo produzido, a emissão (ou não) da resposta indicadora de competência social sugerida para a situação e a satisfação ou insatisfação com a resposta emitida. Os resultados evidenciaram um padrão amplo de semelhanças e bastante restrito de diferenças entre alunos de início e término do curso em todas as dimensões, exceto na de incômodo, com implicações para outras pesquisas.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.