O comportamento de leitura de crianças e adolescentes, segundo a visão das mães
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X1994000100005Palavras-chave:
comportamento de leitura, crianças e adolescentes, desenvolvimento humano, educaçãoResumo
Esta pesquisa foi estruturada visando descrever qual a visão que adultos socializadores têm do comportamento de leitura das crianças e adolescentes, incluindo: o que eles lêem, os motivos que levam a essa atividade, a participação do ambiente. Para tanto, entrevistaram-se 45 mães de crianças e adolescentes que frequentavam da pré-escola à 8ª série, segundo o Roteiro para Investigação do Comportamento de Leitura. As entrevistas foram realizadas nas residências dos sujeitos, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra e os dados qualitativamente analisados. A análise dos relatos mostra que: 1) De forma geral, crianças e adolescentes lêem, na maioria das vezes cumprindo exigências escolares; sua leitura produz outras atividades, que incluem o contar histórias, fazer comentários e pedir ajuda para tirar dúvidas; os livros infanto-juvenis e gibis são os materiais que mais se destacam. 2) A família costuma incentivar a leitura de diferentes maneiras, como ler junto ou fornecer e indicar livros, revistas, etc. Discute-se a participação da família e da escola no processo de leitura das crianças e adolescentes e a influência da atividade no processo de socialização.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.