Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X1995000100004Palavras-chave:
pedagogia ativa, ensino tradicional, fundamentos da prática docente, princípios da teoria piagelianaResumo
O artigo pretende mostrar como a questão dos fundamentos da prática docente é prioritária numa discussão sobre as falhas, incoerências e insatisfações do professor em sua tarefa diária, constituindo-se em ponto de partida para uma análise do ensino atual. São apontadas confusões e ambigüidades da prática docente, bem como a permanência de características da pedagogia tradicional, com suas suposições e implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Ao final, são apresentados princípios psicológicos e epistemológicos da teoria piagetiana passíveis de fundamentar uma pedagogia ativa, e sugestões para sua efetivação na prática, visando atender à finalidade educacional de "desenvolvimento das potencialidades do educando" em novas bases.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.