Relações pais e filhos adolescentes e estratégias de prevenção a riscos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X1999000200005Palavras-chave:
Famílias, Adolescentes, Prevenção a RiscosResumo
A prevenção de comportamento desviante é uma estratégia recente que norteia os estudos de desenvolvimento humano. O relacionamento familiar conflituoso, o mau desempenho escolar, a pouca importância atribuída à vida são fatores de risco, muitas vezes associados ao contexto em que se processa o desenvolvimento. Este trabalho teve por objetivo levantar alguns fatores do relacionamento familiar, que podem afetar o comportamento de filhos adolescentes. A amostra utilizada constituiu-se de 317 estudantes, freqüentando o segundo grau em escola pública, cidade de porte médio. Foram coletados dados de 143 sujeitos masculinos e de 174 femininos, distribuídos conforme as faixas etárias em adolescência inicial ( 15 a 17 anos) e final (18a 20-21 anos). Um inventário, descrevendo aspectos da vida de adolescentes e de suas famílias foi aplicado, sendo composto de questões gerais ( parte 1 ) e de um "checklist", contendo itens relativos a eventos estressantes ( parte 2), forma adaptada do inventário-padrão "Família y Adolescência: Indicadores de Salud" da W.K. Kellogg Foundation. Os dados, analisados em função das variáveis sexo e grupos de idade, cobrem aspectos como o.grau de satisfação nas relações materna e paterna, saúde e condições estressantes vivenciadas pela família e como os adolescentes avaliam os aspectos de sua vida pessoal, quais suas expectativas, realizações e comportamentos em relação à escola. A análise preliminar indica que além de aspectos do relacionamento familiar satisfatório o ajustamento escolar possa ser um meio de prevenção. Sugere-se que fatores de riscos, precocemente detectados, poderão ter sua ação minimizada num processo re-educativo.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.