A depressão no teste das Pirâmides Coloridas de Pfister
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200006Palavras-chave:
teste das pirâmides coloridas de Pfister, avaliação psicológica, depressãoResumo
O objetivo desse estudo foi investigar o desempenho de pacientes com depressão no teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. Foram investigados 19 pacientes com depressão, previamente diagnosticados pela SCID, e seus desempenhos foram comparados com os resultados obtidos com uma amostra de 110 indivíduos não pacientes que participaram de um estudo normativo. Adotou-se como procedimento a versão do Pfister de 24 matizes e a realização de três pirâmides bonitas. Os resultados apontaram para um significativo aumento do verde acompanhado da constância absoluta da cor violeta, bem como a maior incidência de pirâmides cortadas e de formações tendendo a estruturas. A combinação desses indicadores possibilita identificar pacientes com pânico havendo 86,4% de sensibilidade. Tais resultados permitem afirmar que o teste de Pfister pode colaborar para o diagnóstico de depressão, sendo contudo necessários outros recursos para maior segurança diagnóstica.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.