Gênero, gerações e subjetividades na Grande Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200009Palavras-chave:
gênero, gerações, modos de vida, urbanizaçãoResumo
Esta pesquisa investigou a construção de subjetividades e das dinâmicas de relações geracionais e de gênero, na mudança de espaços e modos de vida de famílias egressas do campo para o meio urbano, na Região Metropolitana de Florianópolis. Foi realizada análise qualitativa de material obtido através de método etnográfico, constando de 16 entrevistas livres, gravadas com sujeitos de diferentes gerações e ambos os gêneros, pertencentes a famílias habitantes dos municípios de Biguaçú e Antônio Carlos. Foram também aplicados 106 questionários com perguntas abertas e fechadas em jovens estudantes dos dois municípios. Foi possível concluir que os sujeitos investigados vivenciam as experiências de urbanização de seus espaços e modos de vida, cada um com suas singularidades, integrando-se a novas atividades nas cidades, ampliando possibilidades e aderindo a outros valores, aproveitando as informações de múltiplos veículos e aprendendo novas tecnologias, ressignificando assim suas estratégias de sobrevivência, suas relações e a si próprios.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.