Relação entre escolaridade e diferenças constitutivas das fratrias
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000100006Palavras-chave:
escolaridade, família, variáveis demográficasResumo
Este artigo apresenta uma revisão crítica da literatura no campo de estudos sociológicos sobre a relação família e escola a partir de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Discutem-se as diferenças constitutivas das fratrias com destaque para o papel das variáveis ditas demográficas da família - composição, tamanho, ordem de nascimento e gênero dos filhos - face à constituição das trajetórias escolares quanto às suas possibilidades de maior ou menor êxito. Conclui-se que, mesmo entre irmãos, podem ocorrer diferenças relativas à sua escolaridade pelo fato de cada um deles ocupar uma posição singular em seu meio familiar. Destaca-se ainda a necessidade de maiores estudos na área.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.