Estudo Exploratorio das Capacidades Diagnosticas da Escala Baptista de Depressao Versao Adulto (EBADEP-A)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272356201304Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar as capacidades diagnósticas de uma escala de screening para depressão. Para tal, esta foi administrada juntamente com dois instrumentos diagnósticos, quais sejam, a Entrevista estruturada clínica para DSM-IV (SCID-CV) e a Escala Hamilton de Depressão (HAM-D), consideradas padrão ouro para o diagnóstico de transtornos depressivos. Participaram do estudo 22 sujeitos previamente diagnosticados por psiquiatras com Transtorno Depressivo Maior. Como resultados, a EBADEP-A conseguiu identificar corretamente os casos de depressão, demonstrando alta correlação com a HAM-D, indicadora de que a escala consegue captar grande parte dos sintomas depressivos, mesmo sendo inicialmente um instrumento de rastreamento de depressão.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.