Tecnicas Utilizadas nas Pericias Psicologicas em Casos de Abuso Sexual Infanto-Juvenil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272356201310Resumo
Atualmente, não há um protocolo padronizado para avaliação de situações de abuso sexual. Neste sentido, este estudo investigou as técnicas utilizadas por psicólogos na prática pericial em casos de suspeita de abuso sexual infanto-juvenil no contexto da investigação criminal. Doze psicólogos que atuam como peritos nos Institutos Médico-Legais de seis capitais brasileiras foram entrevistados com entrevistas semi-estruturadas, que foram analisadas qualitativamente com o auxílio do software WebQDA. Os resultados apresentaram uma diversidade de ações empreendidas na prática pericial, assim como a presença de consensos e controvérsias em relação ao uso de testes psicológicos e da avaliação da credibilidade do relato. Também foi observada flexibilidade por parte das equipes na condução das perícias, adaptando as técnicas de acordo com as necessidades. Destaca-se a importância da diversidade técnica, que visa a auxiliar o perito na busca de conclusões confiáveis, bem como a manter o rigor técnico e a qualidade das avaliações.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.