Funções executivas, linguagem oral e escrita em crianças pré-escolares: Desenvolvimento e correlações
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272458201409Resumo
Funções executivas (FE) e linguagem oral (LO) são importantes para a aprendizagem da leitura e escrita (LE) e para o desenvolvimento de demais competências na fase pré-escolar. O estudo investigou a progressão e as relações entre os desempenhos nestas competências em pré-escolares. Participaram 90 crianças, idade média de 4,91 anos, estudantes do Jardim I e II de uma escola particular de SP, avaliadas, individualmente, em uma bateria de nove instrumentos de FE, LO e LE. Houve aumento dos desempenhos em função do nível escolar para todas as medidas de LO e LE, porém apenas para a medida de atenção no domínio das FE. Correlações significativas foram evidenciadas entre medidas que avaliam um mesmo domínio cognitivo, assim como interdomínios, ainda que retratando um padrão diferencial. Os resultados sugerem que LO e LE parecem desenvolver-se rapidamente no curso da pré-escola, enquanto as FE apresentam desenvolvimento mais lento. Os domínios de LO e LE, bem como FE e LE são mais interdependentes; enquanto FE e LO são relativamente mais independentes.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.