Impacto e barreiras da restrição ao tabagismo na internação psiquiátrica: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272458201414Resumo
Objetivou-se identificar as barreiras para a implantação da restrição ao tabagismo nos serviços de internação psiquiátrica, seu impacto nos tabagistas internados e o posicionamento dos profissionais. Revisão integrativa de 19 artigos publicados (1989-2011) no MEDLINE e na SCOPUS. Foi realizada análise descritiva. Os estudos revelam as principais barreiras para a implantação da restrição: crenças sobre o aumento da agressividade dos pacientes, prejuízo da relação profissional-paciente e falta de preparo para abordar o assunto. Após implantação, a restrição apresenta impacto positivo: redução do número de cigarros fumados, aumento da motivação para deixar de fumar e do número de tentativas de parar de fumar. Os profissionais tabagistas e aqueles que não acreditam que o abandono do tabagismo traga benefícios ao portador de transtorno mental são os que menos apoiam a implantação das restrições. Conclui-se que a restrição ao tabagismo é eficaz na internação psiquiátrica, pois provoca mudanças de atitudes nos portadores de transtornos mentais.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.