Adaptação do Índice de Senso de Comunidade Para Crianças Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272560201506Resumo
O senso de comunidade é um construto importante para acessar a relação do indivíduo com seu contexto comunitário. Esse estudo objetiva adaptar o Índice de Senso de Comunidade para crianças brasileiras e verificar suas propriedades psicométricas na amostra. Participaram 1.736 crianças entre 8 e 13 anos (53,3% meninas). Análises fatoriais exploratórias indicaram uma solução de dois fatores (Vínculo positivo com a comunidade e Relações comunitárias entre os vizinhos), com 47,9% de variância explicada. A confiabilidade da escala mostrou-se adequada (α de Cronbach = 0,78), e as análises confirmatórias indicaram bons índices de ajuste (CFA >; 0,95 e RMSEA < 0,05). Análises multigrupos indicaram que os itens apresentam o mesmo significado considerando sexo e idade, e que os fatores latentes são comparáveis entre os sexos, mas não entre idades. Conclui-se que o modelo proposto do instrumento é adequado e pode ser utilizado em estudos futuros com crianças brasileiras.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.