Avaliação Quantitativa e Qualitativa das Perspectivas de Futuro dos Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272561201504Resumo
O desenvolvimento de perspectivas temporais de futuro (PTF) na adolescência tem sido associado a comportamentos adaptativos em contexto escolar. Contudo, persiste a necessidade de compreensão de como essas PTF são construídas. Neste trabalho, apresentamos dois estudos sobre a PTF, destacando a sua ligação com a experiência presente. Os participantes foram adolescentes com idades entre 14 e 18 anos. No primeiro estudo (N = 551), analisamos a estrutura fatorial de um questionário construído para avaliar a PTF em contexto escolar. Identificamos uma associação significativa entre desempenho académico e PTF. No segundo estudo (N = 11), através de uma análise, fundada na Grounded Theory, de dados qualitativos decorrentes de entrevistas, verificamos que os adolescentes se preocupam com o seu futuro, referindo-se predominantemente a dimensões relacionadas com a carreira. Tais resultados apontam ainda para a influência que diferentes agentes educativos e a participação em múltiplas atividades têm no seu pensamento prospetivo.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.