O paradigma social e o tempo do conhecimento interativo: perspectivas e desafios para a arquitetura da informação pervasiva

Authors

  • Angela Halen Claro Bembem UNESP Author
  • Henry Poncio Cruz de Oliveira Author
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Author

Abstract

A possibilidade de disponibilização de informações em ambientes informacionais acessados pela diversidade de suportes e tecnologias requer um repensar da Ciência da Informação quanto à chamada Arquitetura da Informação clássica. O surgimento de uma Arquitetura da Informação Pervasiva, que vai além dos limites da Web, apresenta desafios à pesquisa e ação na Ciência da Informação. Para o entendimento dessa recente disciplina no escopo da Ciência da Informação é necessário regatar a compreensão dos tempos e paradigmas que estruturam essa ciência, a fim de que se esclareça o contexto dessa disciplina, bem como suas possibilidades de atuação no escopo da Arquitetura da Informação Pervasiva.

Palavras-Chave: Arquitetura da informação; Arquitetura da informação pervasiva; Tempos da ciência da informação; Paradigmas da ciência da informação.

 

Link: http://www.scielo.br/pdf/pci/v20n4/1413-9936-pci-20-04-00181.pdf

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Angela Halen Claro Bembem, UNESP
    Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP.Mestre em Ciência da Informação pela UNESP Doutoranda em Ciência da Informação pela UNESPBibliotecária na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

References

Published

2016-07-27

Issue

Section

Resumos de artigos científicos

How to Cite

Bembem, A. H. C., Oliveira, H. P. C. de, & Santos, P. L. V. A. da C. (2016). O paradigma social e o tempo do conhecimento interativo: perspectivas e desafios para a arquitetura da informação pervasiva. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(1). https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/256992