O conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas

Authors

  • Liliane Juvência Azevedo Ferreira University of Brasília image/svg+xml Author
  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares University of Brasília image/svg+xml Author
  • Dalton Lopes Martins Federal University of Goiás image/svg+xml Author

Abstract

A Gestão do Conhecimento constitui-se em um complemento na administração organizacional. Entre outras características, reconhece os fluxos informais de informação, cujo tratamento requer o uso de tecnologias, promovendo a criação, armazenamento e transferência do conhecimento. As Redes Sociais, neste contexto, representam os atores que criam, geram e disseminam esse conhecimento, reforçando a ideia de que o conhecimento organizacional se estabelece a partir da construção social. Este trabalho é um ensaio teórico cujo objetivo é apresentar algumas concepções que aproximam as temáticas Gestão do Conhecimento e Redes Sociais. Constitui-se em uma pesquisa exploratória, por meio de revisão bibliográfica. Os resultados apontam que tais abordagens têm contribuído à Ciência da Informação e que podem ser aplicadas em ambientes organizacionais, tais como de bibliotecas. E a metodologia de Análise de Redes Sociais pode ser uma importante aliada na promoção destes estudos.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão do Conhecimento. Redes Sociais. Bibliotecas. Link: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8640994/pdf

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Liliane Juvência Azevedo Ferreira, University of Brasília
    Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCInf/UNB).
  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, University of Brasília
    Professora da Faculdade de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB).
  • Dalton Lopes Martins, Federal University of Goiás

    Professor no Departamento de Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás.

     

References

Published

2016-11-07

Issue

Section

Resumos de artigos científicos

How to Cite

Ferreira, L. J. A., Alvares, L. M. A. de R., & Martins, D. L. (2016). O conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/257033