Política para a gestão e o uso dos dispositivos de comunicação das bibliotecas universitárias

Autores/as

  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia image/svg+xml Autor/a
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba image/svg+xml Autor/a

Resumen

No âmbito da informação, os bibliotecários - tanto o gestor quanto os agentes de mediação - competem ser cuidadosos quanto ao desenvolvimento das atividades de mediação realizadas nos dispositivos, como ocorre no ambiente físico. Essas atividades trabalhadas de modo consciente trazem benefícios com a utilização dos dispositivos de comunicação da web social para aproximar os usuários, apresentar informações sobre o acervo e o ambiente físico da biblioteca universitária e as alternativas de contato e interação que possam responder a questionamentos. Objetiva investigar aspectos referentes à realidade, no que tange ao planejamento e desenvolvimento de políticas voltadas à gestão dos dispositivos de comunicação da web social adotados pelas bibliotecas universitárias. Apresenta resultados de pesquisa de doutorado, a partir da aplicação de questionário as Bibliotecas Centrais ou Sistemas de Bibliotecas das Universidades Estaduais e Federais brasileiras que disponibilizam os dispositivos de comunicação da web social. Recomenda que o bibliotecário atue de maneira estratégica, gerencie suas atividades de mediação da informação nesses dispositivos de comunicação e passe a utilizá-los para que os sujeitos tenham conforto no acesso à informação.

Palavras-chave: Bibliotecas universitárias. Gestão da informação. Gestão do conhecimento. Mediação da informação. Web social – Bibliotecas universitárias.

Link: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/378

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Publicado

2020-06-29

Número

Sección

Resumos de artigos científicos

Cómo citar

do Rosário Santos, R., & Nóbrega Duarte, E. (2020). Política para a gestão e o uso dos dispositivos de comunicação das bibliotecas universitárias. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(2). https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/253350