Bibliotecas populares, territórios em disputa: flutuações semânticas, epistêmicas e político culturais

Autores/as

  • Isa Maria Freire UFPB Autor/a

Resumen

Trata das flutuações apresentadas pelo termo e pelo conceito de “biblioteca popular”, no país. Tais variações parecem apontar, não apenas para questões semânticas e epistêmicas específicas da área, mas para a problemática geral das relações mantidas historicamente entre Biblioteca, Sociedade, Educação e Cultura em nossa sociedade, em especial, a chamada Educação Popular.

Palavras-chave: Biblioteca Popular. História da Biblioteconomia. Mediação Cultural. Protagonismo Cultural. Biblioteca Templum. Biblioteca Emporium. Biblioteca Forum.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Isa Maria Freire, UFPB

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Referencias

Publicado

2022-01-12

Número

Sección

Memória

Cómo citar

Freire, I. M. (2022). Bibliotecas populares, territórios em disputa: flutuações semânticas, epistêmicas e político culturais. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(4), 45-49. https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/254361