Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física

Autores/as

  • Ana Márcia Silva Universidade Federal de Goiás image/svg+xml Autor/a
  • Ari Lazzarotti Filho Universidade Federal de Goiás image/svg+xml Autor/a
  • Ana Paula Salles da Silva Universidade Federal de Goiás image/svg+xml Autor/a

Resumen

Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura. Palavras-chave: Divulgação científica. Educação física. Acesso livre. Arquivos abertos. Tecnologias de informação e comunicação. Link para o texto completo (PDF) http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/443/309

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Márcia Silva, Universidade Federal de Goiás
    Doutora em Ciências Humanas. Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pósgraduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás
    Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa-MG, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com Estagio de Doutorado na Università Cattolica Sacro Cuore di Milano. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás.
  • Ana Paula Salles da Silva, Universidade Federal de Goiás
    Mestre em Educação Física. Professora da Universidade Federal de Goiás.

Referencias

Publicado

2013-01-03

Número

Sección

Resumos de artigos científicos

Cómo citar

Silva, A. M., Lazzarotti Filho, A., & Silva, A. P. S. da. (2013). Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 7(1). https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/255795