Os rankings universitários como sistemas de organização do conhecimento: considerações teóricas

Auteurs

  • José Augusto Chaves Guimarães Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho Auteur·e

Mots-clés :

Sistemas de Organização do Conhecimento, Rankings Universitários, Estruturas classificatórias

Résumé

Considerando que os Sistemas de Organização do Conhecimento – SOC – constituem tradicionalmente o núcleo do campo disciplinar da Organização do Conhecimento, por permitirem o processo de representação, busca-se identificar e caracterizar os rankings universitários por meio da análise de sua natureza classificatória, valendo-se dos quatro rankings internacionais mais importantes: THE, Shangai, Leiden e QS a partir de suas notações, facetas, edições e formas de atualização, Os resultados confirmam que tais rankings atuam como SOC pois organizam um conhecimento para propiciar a geração de um novo conhecimento, mais específicamente como sistemas facetados de classificação permeados, como os demais SOC, por vieses culturais específicos Por outro lado, seu dinâmico processo de actualização permite uma constante remodelação de sua estructura, em consonância com a velocidade dos tempos atuais.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57187

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • José Augusto Chaves Guimarães, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho

    Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Références

Publiée

2022-05-24

Numéro

Rubrique

Resumos de artigos científicos

Comment citer

Chaves Guimarães, J. A. (2022). Os rankings universitários como sistemas de organização do conhecimento: considerações teóricas. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(3). https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/254310