Uma iniciativa interinstitucional para construção de ontologia sobre Ciência da Informação: visão geral do projeto P.O.I.S.

Autori

  • Mauricio Barcellos Almeida Autore
  • Maria Aparecida Moura Autore
  • Ana Maria Pereira Cardoso Autore
  • Beatriz Valadares Cendon Autore

Parole chiave:

Ontologia. Ciência da informação. Terminologia

Abstract

A utilização de uma terminologia consistente é um importante passo para a consolidação e desenvolvimento de um campo científico. Além disso, uma área de pesquisa em evolução como a Ciência da Informação, pode se beneficiar de uma conceitualização consensualmente aceita pela comunidade científica. Na tentativa de colaborar nesse processo de consolidação, e, além disso, buscando preencher lacuna representada pela ausência de vocabulários para a área no Brasil, pesquisadores e alunos de duas instituições de ensino e pesquisa em Ciência da Informação de Minas Gerais, a Escola de Ciência da Informação da UFMG e o Instituto de Informática da PUC Minas, desenvolvem o projeto POIS (Portuguese Ontology in Information Science). O objetivo do presente artigo é proporcionar uma visão geral sobre o projeto e posicionar a comunidade acadêmica quanto à sua execução, além de apresentar informações sobre os recursos utilizados, sobre as experiências em sua execução e sobre a pesquisa referente a ontologias efetuada em seu escopo. Acesso ao texto completo (PDF)

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

Pubblicato

2006-08-01

Fascicolo

Sezione

Resumos de artigos científicos

Come citare

Almeida, M. B., Moura, M. A., Cardoso, A. M. P., & Cendon, B. V. (2006). Uma iniciativa interinstitucional para construção de ontologia sobre Ciência da Informação: visão geral do projeto P.O.I.S. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 1(1). https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/255323