A biblioteca universitária e sua atuação frente à mutabilidade de paradigmas

Autori

  • Lílian Lima de Siqueira Melo Universidade Federal de Pernambuco. Autore
  • Denílson Bezerra Marques Universidade Federal de Pernambuco. Autore
  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco. Autore

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira os gestores do SIB/UFPE planejam os produtos e serviços ofertados, bem como a força de trabalho, diante dos paradigmas da informação e do acervo. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter descritivo e aplicado. O campo de pesquisa é na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em específico, no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB). A população estudada é composta por 13 gestores do Sistema e utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados da pesquisa foram analisados de forma qualitativa pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam que as bibliotecas do SIB possuem características de atuação tanto do paradigma do acervo como do paradigma da informação, porém algumas características demonstram que paradigma do acervo ainda é dominante.

Palavras-chave: Bibliotecas universitárias. Gestão de bibliotecas. Paradigma do Acervo. Paradigma da informação.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64069/pdf_17

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Lílian Lima de Siqueira Melo, Universidade Federal de Pernambuco.
    Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste. Bibliotecária especialista em Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Denílson Bezerra Marques, Universidade Federal de Pernambuco.
    Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco.
    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Marília. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Riferimenti bibliografici

Pubblicato

2014-12-29

Fascicolo

Sezione

Resumos de artigos científicos

Come citare

Melo, L. L. de S., Marques, D. B., & Pinho, F. A. (2014). A biblioteca universitária e sua atuação frente à mutabilidade de paradigmas. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 9(2). https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/256383