A cultura da informação nas bibliotecas públicas brasileiras

Autori

  • Josiel Machado Santos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG Autore

Abstract

Desde o Brasil Colônia, as bibliotecas públicas brasileiras pouco contribuíram para a democratização do acesso à informação. Na Sociedade da Informação, o papel da biblioteca pública passa a ser de vital importância na medida em que pode se tornar o grande centro disseminador da informação, atuando principalmente para diminuir as desigualdades existentes na sociedade brasileira. O estudo objetiva destacar as funções da biblioteca pública ao longo do tempo e sua permanente sintonia com os processos sociais, bem como abordar as atuais tecnologias da informação e comunicação no cotidiano dos cidadãos enquanto usuários, e por fim, caracterizar sua atuação e realidade dentro da Sociedade da Informação. Para o desenvolvimento desse estudo a metodologia utilizada foi uma pesquisa básica, com abordagem qualitativa-indutiva, objetivamente exploratória a partir de uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que já que não conseguiu “ser tudo para todos”, a biblioteca pública pode segmentar o mercado e oferecer produtos e serviços racionalmente estruturados de acordo com as necessidades informacionais da comunidade.

Palavras-chave: Biblioteca Pública. Cultura da informação. Sociedade da Informação.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/280

 

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Josiel Machado Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
    Especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ).

Riferimenti bibliografici

Pubblicato

2014-12-30

Fascicolo

Sezione

Resumos de artigos científicos

Come citare

Santos, J. M. (2014). A cultura da informação nas bibliotecas públicas brasileiras. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 9(2). https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/256407