Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis

Autores/as

  • Carlos Frederico B. Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline Viégas Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol8.n1.p11-23

Resumen

No presente artigo discorremos sobre os conceitos de práxis e totalidade, segundo a tradição crítica histórico-dialética. A delimitação desse estudo teórico se justifica, uma vez que os dois conceitos aparecem com destaque em leis, normas e documentos técnicos da educação ambiental e em diversos discursos produzidos neste campo. Nosso objetivo é elaborar argumentos que reforçam a validade de ambos e esclarecer aspectos polêmicos sobre os mesmos de modo a evidenciar a importância de tais conceitos para uma perspectiva crítica da educação ambiental.

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Biografía del autor/a

  • Carlos Frederico B. Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professor dos programas de pós-graduação em educação e em psicossociologia de comunidades e ecologia social – UFRJ. Coordenador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade – LIEAS (www.lieas.ufrj.br). Pesquisador CNPq.
  • Aline Viégas, Colégio Pedro II
    Professora do Colégio Pedro II; doutora em psicossociologia de comunidades e ecologia social - UFRJ. Integrante do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade - LIEAS/UFRJ

Publicado

2013-08-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

B. Loureiro, C. F., & Viégas, A. (2013). Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis. Pesquisa Em Educação Ambiental, 8(1), 11-23. https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol8.n1.p11-23