Pesquisa em Educação Ambiental: um panorama de suas tendências metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v1i1p175-191Palavras-chave:
educação ambiental, metodologias de pesquisa, rigor acadêmico, relevância socialResumo
A problematização de alguns aspectos inerentes a um campo em construção como o da pesquisa em Educação Ambiental é uma tarefa a que nos propusemos ao analisar os relatos de pesquisa selecionados para apresentação no I Encontro de Pesquisa em EA (2001), no tocante às suas perspectivas metodológicas. Aspectos como preocupação com a relevância social, adoção de diversos espaços sociais como espaços formativos, valorização das alternativas pedagógicas que contribuem para a construção de redes de saberes, entre outros, foram interpretados como avanços na construção de uma perspectiva engajada de pesquisa. Ao mesmo tempo, é notória a falta de consenso e de formação crítica para o empreendimento de processos investigativos que respondam aos critérios de rigor acadêmicos, ainda bastante fluidos para o campo em questão.Downloads
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Publicado
2006-12-01
Edição
Seção
nd8369149
Como Citar
Freitas, D. de, & Oliveira, H. T. de. (2006). Pesquisa em Educação Ambiental: um panorama de suas tendências metodológicas . Pesquisa Em Educação Ambiental, 1(1), 175-191. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v1i1p175-191