Práticas de pesquisa em educação no Brasil: lugares, dinâmicas e conflitos

Autores

  • Silvio Sánchez Gamboa Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i1p9-32

Palavras-chave:

Condições da Produção do Conhecimento, Epistemologia da Pesquisa Educacional, Tendências da Pesquisa Educacional

Resumo

O texto discute as condições da produção da pesquisa científica em educação. Aborda a evolução da pesquisa nas últimas décadas e as conseqüências da sua localização restrita aos programas de pós-graduação. Destaca questões relativas aos limites e possibilidades dos diversos enfoques epistemológicos da pesquisa e seus desdobramentos para a pesquisa em Educação Ambiental. Conclui apontando novas condições da produção do conhecimento: articulando a extensão, ensino e a pesquisa; graduação e pós-graduação; e sinalizando as vantagens da pesquisa interdisciplinar, organizada em linhas de pesquisa e também em redes e intercâmbio nacional e internacional.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

nd1459128850