O estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil

Autores

  • Marcos Reigota Universidade de Sorocaba; Programa de Mestrado em Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i1p33-66

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Linhas de Pesquisa, Políticas Públicas, Processos Pedagógicos

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que procura analisar a produção acadêmica brasileira em educação ambiental no período compreendido de 1984 a 2002. As teses e dissertações defendidas nos departamentos de Educação, Ecologia, Saúde Pública, Educação Ambiental, entre outros, são a principal fonte de consulta. A pesquisa revela a existência de pelo menos uma tese de livre-docência, 40 de doutorado e 246 dissertações abrangendo diversos temas ambientais, concepções pedagógicas e políticas. Os principais temas abordados são: relações entre natureza e cultura, crise ambiental urbana e ecossistemas específicos. Nos aspectos pedagógicos, a educação ambiental é considerada um processo que pode ocorrer em todos os espaços de aprendizagem e estar presente no currículo de todas as disciplinas. O estímulo ao processo de participação social visando a construção de uma sociedade democrática e sustentável é o aspecto político mais enfatizado. O artigo sugere que uma ampla e maior compreensão da educação ambiental nas universidades, agências de fomento e na definição de políticas públicas será possível por meio da difusão dessa produção.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

nd803667504