A natureza e o outro: ética da compaixão e educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p11-27Palavras-chave:
Moral, Compaixão, Educação críticaResumo
Educadores ambientais têm buscado no apelo ético a possibilidade de construção de novas relações do ser humano com o ambiente. Muitas vezes, no entanto, a inserção da ética nessas iniciativas é feita com base no discurso da moralidade, por exemplo, quando se reduz ao argumento do dever para com as gerações futuras. O despertar da ética parece, no entanto, um acontecimento mais complexo, ancorado numa educação com poder de desenvolver sujeitos autônomos, capazes de independerem de valores predeterminados, e sensíveis ao outro. No presente trabalho, refletimos sobre a ética da compaixão, dialogando principalmente com Schopenhauer, Lévinas e Dussel, e seus possíveis significados para a educação ambiental.Downloads
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Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
nd1873103903
Como Citar
Marin, A. A. (2007). A natureza e o outro: ética da compaixão e educação ambiental . Pesquisa Em Educação Ambiental, 2(2), 11-27. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p11-27