Educar na sociedade de risco: o desafio de construir alternativas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p49-65Palavras-chave:
Modernização reflexiva, Sociedade de risco, Desenvolvimento sustentávelResumo
Os avanços rumo a uma sociedade sustentável são permeados de obstáculos, na medida em que existe uma restrita consciência na sociedade a respeito das implicações do modelo de desenvolvimento em curso. As causas básicas das atividades ecologicamente predatórias podem ser atribuídas às instituições sociais, aos sistemas de informação e comunicação e aos valores adotados pela sociedade. A multiplicação dos riscos, em especial os ambientais e tecnológicos, de graves conseqüências, é elemento-chave para entender as características, os limites e as transformações da nossa modernidade. A sociedade, produtora de riscos, se torna crescentemente reflexiva, o que significa dizer que ela se torna um tema e um problema para si. A sociedade global "reflexiva" se vê obrigada a confrontar-se com aquilo que criou, seja de positivo ou de negativo. A reflexão sobre "sociedade de risco" nos permite estabelecer elos com a complexa temática das relações entre meio ambiente e educação, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar.Downloads
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Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
nd537488706
Como Citar
Jacobi, P. R. (2007). Educar na sociedade de risco: o desafio de construir alternativas . Pesquisa Em Educação Ambiental, 2(2), 49-65. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p49-65