Pesquisa em Educação: o debate modernidade e pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i1p33-58Palavras-chave:
Modernidade, Pós-modernidade, Pesquisa em educação, ConceitoResumo
O artigo discute as repercussões que o debate em torno de uma superação da modernidade e da suposta instauração de uma pós-modernidade traz para a educação como campo de conhecimento, mais especialmente para a pesquisa nesse campo. Discute-se criticamente a tese de que viveríamos na pós-modernidade, dada a ênfase dessa afirmação no âmbito do pensamento social, principalmente por compreender-se que essa expressão não tem a força e a intensidade de um conceito filosófico, acabando vazia de sentido. Para além do debate sobre o fim ou não da modernidade, opta-se pela noção de hipermodernidade, proposta por Lipovetsky, como forma de caracterização do mundo contemporâneo, buscando compreender suas implicações. O artigo trabalha as questões epistemológicas e políticas da discussão modernidade/pós-modernidade, com suas implicações para a pesquisa em educação. Conclui com uma tomada de posição em nome do pensamento e da criação no campo da pesquisa educacional.Downloads
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Publicado
2008-06-01
Edição
Seção
nd1865210036
Como Citar
Gallo, S. (2008). Pesquisa em Educação: o debate modernidade e pós-modernidade . Pesquisa Em Educação Ambiental, 3(1), 33-58. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i1p33-58