Educação ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v4i2p165-174Palavras-chave:
Educação Ambiental, Movimentos Sociais, Sociedades SustentáveisResumo
Tem sido cada vez mais constante ficarmos perplexos com a baixa expressividade da consciência das pessoas e as morosas mudanças no comportamento ecológico. Tanto a Educação Ambiental quanto os movimentos sociais, como campos de ação social, se propõem a transformar esse cenário. Entretanto, vemos que, apesar desses propósitos compartilhados, não raro atuam em espaços paralelos. Essa situação requer uma reflexão tanto das perguntas como das respostas a essa problemática. Destacamos dois pontos debatidos em grupo no V EPEA, em 2009, os quais, longe de serem exclusivos, nos auxiliam nessa reflexão tendo a Educação Ambiental e movimentos sociais como espaços de luta socioambiental. O primeiro se refere aos aspectos de atuação da EA e dos MS na busca de respostas fortes, e o segundo é relativo ao papel da academia na aglutinação desses espaços para transcender a pura investigação de perguntas fortes e incluir respostas fortes.Downloads
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Publicado
2009-01-01
Edição
Seção
nd608391639
Como Citar
Higuchi, M. I. G., & Moreira Junior, W. (2009). Educação ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados? . Pesquisa Em Educação Ambiental, 4(2), 165-174. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v4i2p165-174