Pesquisa sobre educação ambiental no contexto escolar: a imersão nos ambientes educativos

Autores

  • Lucia de Fátima Estevinho Guido
  • Melchior José Tavares Júnior

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v4i2p175-189

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escola, Questões de Pesquisa

Resumo

O propósito deste artigo é contribuir para as reflexões sobre a pesquisa em educação ambiental no contexto escolar por meio da problematização de metodologias de pesquisa que contemplem as especificidades desse contexto. Nessa direção, alguns aspectos foram emergentes: (1) a imersão no contexto educativo para uma apreensão abrangente da educação ambiental na escola; (2) a compreensão da concepção de educação, individual e coletiva; (3) a compreensão ampla dos desdobramentos da disciplina educação ambiental na Educação Básica; (4) a credibilidade da pesquisa no contexto escolar a partir do retorno dos resultados das pesquisas; (5) a compreensão da epistemologia com ênfase na teoria da complexidade. Embora o campo de pesquisa em educação ambiental no contexto escolar esteja sendo delimitado, consideramos que é necessário primeiro identificar as grandes questões de pesquisa no contexto escolar para então buscar métodos que forneçam respostas.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

nd1575887730