Estudo de Caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: a pedagogia de projetos como estratégia para a educação ambiental crítica

Autores

  • Sheila Ceccon Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Geociências
  • Maurício Compiani Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Geociências; Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
  • João Luiz de Moraes Hoeffel Universidade São Francisco; Centro de Estudos Ambientais - Sociedades e Naturezas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v4i1p37-62

Palavras-chave:

educação ambiental crítica, pedagogia de projetos, formação de professores

Resumo

A pesquisa aqui relatada é um estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra, tendo como foco a pedagogia de projetos e a construção da educação ambiental crítica. Foram analisadas estratégias de formação de professores e de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelo programa junto a 17 escolas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de Atibaia - SP, no período de 2003 a 2008. Como estratégias de formação de professores, foram realizados cursos, Encontros Municipais de Educação Ambiental, reuniões mensais de estudo e formação junto aos coordenadores pedagógicos das 17 escolas envolvidas e estudos periódicos realizados por esses coordenadores junto às suas equipes de professores, em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs). Como método de ensino-aprendizagem e instrumento de educação ambiental crítica, a opção do programa foi pela pedagogia de projetos. No período estudado, é possível perceber transformação do fazer educativo de muitos educadores e a realização de práticas pedagógicas contextualizadas e não disciplinares, contribuindo para a formação de sujeitos participativos.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

nd2051782216