educação ambiental crítica, pedagogia de projetos, formação de professores
Resumo
A pesquisa aqui relatada é um estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra, tendo como foco a pedagogia de projetos e a construção da educação ambiental crítica. Foram analisadas estratégias de formação de professores e de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelo programa junto a 17 escolas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de Atibaia - SP, no período de 2003 a 2008. Como estratégias de formação de professores, foram realizados cursos, Encontros Municipais de Educação Ambiental, reuniões mensais de estudo e formação junto aos coordenadores pedagógicos das 17 escolas envolvidas e estudos periódicos realizados por esses coordenadores junto às suas equipes de professores, em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs). Como método de ensino-aprendizagem e instrumento de educação ambiental crítica, a opção do programa foi pela pedagogia de projetos. No período estudado, é possível perceber transformação do fazer educativo de muitos educadores e a realização de práticas pedagógicas contextualizadas e não disciplinares, contribuindo para a formação de sujeitos participativos.