Uso de mapas mentais nas representações perceptivas de alunos do ensino fundamental do município de Ilha Grande, Piauí, Brasil: o caso do jacaré (Caiman crocodilus)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p47-69Palabras clave:
Biofilia, Conservação, CaimanResumen
O estudo da percepção pode contribuir de forma significativa para subsidiar propostas de conservação de espécies animais. Este estudo consistiu em verificar quais os tipos de relações perceptivas que os alunos do ensino fundamental do município de Ilha Grande (PI) possuem acerca do jacaré (Caiman crocodilus), visando contribuir para planos de educação ambiental. O método usado para a representação da percepção foi o emprego de mapas mentais. Os desenhos demonstraram a presença de elementos representativos da paisagem (landmarks) e a existência de ambiguidade em relação aos sentimentos dos alunos para com a figura do jacaré: sentimentos positivos (biofilia) e negativos (biofobia).Descargas
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Publicado
2010-01-01
Número
Sección
nd1200889460
Cómo citar
Silva-Leite, R. R. da, Campos, Z., & Pamplin, P. A. Z. (2010). Uso de mapas mentais nas representações perceptivas de alunos do ensino fundamental do município de Ilha Grande, Piauí, Brasil: o caso do jacaré (Caiman crocodilus) . Pesquisa Em Educação Ambiental, 5(1), 47-69. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p47-69