Socioconstrutivismo, Formação continuada, Temática ambiental
Resumo
Este trabalho aborda a relevância do enfoque didático de natureza socioconstrutivista na formação continuada de professores em educação ambiental. Nesse sentido, restringimos nossas discussões aos princípios socioconstrutivistas norteadores das práticas formativas realizadas no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, a saber: a) articulação entre conhecimentos cotidianos e científicos na construção do conhecimento escolar, b) zona de desenvolvimento proximal e a prática docente e c) construção de conceitos à luz da mediação dialógica. Afirmamos que os resultados da adoção desse enfoque na formação de professores em educação ambiental foram: o acesso às ideias que os envolvidos no processo formativo possuíam sobre as questões ambientais enfocadas, o estabelecimento de um processo dialógico entre os diversos conhecimentos que os indivíduos possuíam sobre as questões e entre esses conhecimentos e aqueles produzidos pela ciência e a possível conexão entre o processo dialógico externo e o diálogo interno, no que diz respeito à construção de conceitos.